Escola em Alto Araguaia realiza simuladão preparatório com 300 alunos

Escola em Alto Araguaia realiza simuladão preparatório com 300 alunos
Com apenas 10 anos de idade, Hyan impressiona artistas veteranos com seu talento. Tudo começou com o apoio da avó. Conselho Tutelar quer usar exemplo para descobrir novos talentos em Alto Araguaia Alto Araguaia, MT – Formas geométricas, flores, animais e um pouco da arquitetura barroca. Diversos temas são retratados. Tudo depende do momento e da inspiração. Quem olha para as telas imagina logo um artista plástico veterano. O talento e a criatividade, porém, são do jovem artista araguaiense Hyan Gabriel, 10, um menino e olhos claros e sorriso fácil, que descobriu o talento há cerca de dois anos. [caption id="attachment_26779" align="alignleft" width="314"]DSC06000 Hyan Gabriel (dir.) com o prefeito Maia Neto e o irmão no saguão principal da prefeitura durante a exposição de suas telas[/caption] Sempre disposto a desenhar não raros eram os momentos em que pedia uma folha em branco para a avó Maria de Lurdes Paes para colocar no papel suas pinturas. O primeiro desenho retratado ainda na folha de caderno ele se lembra sem titubear: foi um pássaro. A avó, por sinal, foi uma das grandes incentivadoras do garoto, que o matriculou em um curso ministrado pelo artista plástico Silas Marques no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade de Alto Araguaia. Das folhas de caderno, Hyan rapidamente migrou para as telas. E o que já era bonito se transformou numa ‘explosão’ de talento. A primeira tela produzida pelas mãos do pequeno artista foi uma fusão de formas geométricas que batizou de ‘abstrato’. Com a primeira tela concluída, o que se viu foi um talento em ascensão. A avó o matriculou em outros cursos para aprimorar ainda mais as técnicas. À medida que o conhecimento aumentava, a qualidade das imagens seguia o mesmo caminho: cada vez mais bonitas. As telas subsequentes vieram em forma de homenagem para a Avó Maria de Lurdes e à mãe Jaqueline Moreira dos Santos Borges. As duas pinturas tem um significado especial para ele e para a família. Uma tela recorda a infância da avó enquanto que a outra retrata a paixão da mãe pelas flores. “Ela morou quando menina em uma casa muito parecida com a que pintei. Ela Gostou muito. Para a minha mãe desenhei uma tela com flores”, disse Hyan. Com aperfeiçoamento técnico, a qualidade das telas foram meteóricos. E um pouco do trabalho deste artista mirim pode ser conferido numa exposição montada no hall principal da sede da prefeitura. Não tem como se impressionar com a beleza das pinturas. “O primeiro passo é começar, porque nos dá muito conhecimento sobre as coisas. Nos ajuda na escola. No caderno dá um preguiça, mas nas telas é outra coisa”, diz ele com um sorriso no rosto. A pequena exposição chama a atenção pela qualidade e principalmente por se tratar de um garoto de apenas 10 anos de idade. O instrutor do curso à época, Silva Marques, disse que Hyan chamou a atenção pelo talento. “Ele sempre seguiu nossas instruções e tarefas. Sempre fazia tudo direitinho. É sempre bom falar de pessoas que tem vontade de aprender e tem talento. Esses talentos precisam ser estimulados. Importante chamar a atenção dos pais para incentivar os filhos. Sem contar que a pintura proporciona concentração e disciplina”, ressalta Silas. “A avó viu e percebeu que Hyan gostava de pintura. Quando foi divulgado o curso ela [avó] procurou o CRAS. Hoje para nós é um exemplo e um orgulho. Imagina para a família. Com certeza temos muitos Hyans em Alto Araguaia. Nosso papel enquanto membros do Conselho Tutelar é dar as oportunidades às nossas crianças”, ressaltou Ivoneide Garcia, conselheira tutelar em Alto Araguaia. O prefeito Maia Neto (PR) viu de perto e elogiou o trabalho do jovem artista local. “Sem dúvida um grande talento. A prefeitura tem oferecido diversos cursos não só pelo CRAS e pela Assistência Social, como também com o SENAI. As pessoas tem que se qualificar e o Hyan é um exemplo de que a qualificação prepara o cidadão. É um belíssimo trabalho”, destacou.